Convidamos a todos para DIÁLOGOS com o tema:
SABERES INDÍGENAS E EDUCAÇÃO
Apesar
da preocupação expressa em textos e tratados internacionais, será que
estamos preparados para conviver com as especificidades socioculturais
presentes entre os povos originários? Atualmente, existem 31 estudantes
indígenas (MBya Guarani, Guarani Kaiowa, Kaigang e Terena) na UFSM e,
mesmo com as disposições do Programa, a carência de políticas para
permanência e assistência estudantil continua sendo denunciada pelos
jovens e lideranças que estão dentro e fora da Universidade. Nesse
processo de luta e resistência, algumas conquistas já ocorreram, como a
construção do projeto da Moradia Estudantil Indígena, a criação de vagas
específicas em cursos apontados pelas próprias comunidades indígenas,
além do direito à bolsa-permanência para todos os estudantes que vêm de
suas aldeias para estudar na universidade. Outro avanço é o início em
breve do PARFOR, Plano Nacional de Formação de Professores, especifico
para professores indígenas não licenciados que já atuam nas escolas de
suas comunidades.
No
intuito de discutir a importância da cultura indígena e da própria
recuperação dessas histórias e vivências, o Diálogos do mês de maio
convida todas e todos a participarem da conversa “Saberes Indígenas e a
Educação”.
Participantes da atividade:
Genício Borges Timóteo (Karai Papa),
Jorge Garcia
Kujá Kaigang (Líder Espiritual) da aldeia indígena de Nonoai - RS
Natanael Claudino
Sandro Luckmann
Moderação do chat: Marcelo Rauber
Mediação da conversa: Marina Martinuzzi
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